16 de jul. de 2014

receita: pudim flan



Hoje trago nossa primeira receita: カスタードプリン (custard pudding, vulgo: pudim flan), do que aparece nos animes e invariavelmente nos deixa com água na boca. O que você pode não acreditar é que o sabor ainda é melhor que o aspeto (  ̄ω ̄ )  Quer saber como fazer? Vamos lá!

Essa receita eu aprendi com o Cooking with Dog, que é um canal do YouTube sobre Francis, um poodle, 'cozinhando'. Mais ou menos, quer dizer.
Lá ensinam a fazer imeeeeeensas receitas (mochi, omurice, receita pra bento box, até dorayaki tem - quem mais cresceu com Doraemon?) que todas já vimos milhões de vezes em animes e pensamos "quem me dera poder provar..." Pois é, agora pode. Obrigada, Francis.
Este é o vídeo original, recomendo assistirem para ficar com uma ideia mais clara do que precisam fazer (e porque o poodle é hilário e tem uma pronúncia a+ ok vale a pena eu prometo). De qualquer forma, abaixo fica a receita, transcrita, traduzida e com anotações pessoais by yours truly ~


pudim flan a la anime

ingredientes:

(Dá para 4 porções de 130 mL cada. Grau de dificuldade: médio.)

Para o caramelo:
  • 4 colheres de sopa de açúcar branco
  • 1 colher de sopa de água [fria]
  • 1 e meia/2 colher(es) de sopa de água [quente]
Para a mistura de ovo:
  • 2 ovos
  • 5 colheres de sopa de açúcar branco
  • 250 mL de leite
Vai precisar ainda:
  • moldes de pudim - podem ser dos pequeninos, como no vídeo, ou dos maiores de alumínio. (Pessoalmente, acho que correu melhor da vez que usei de alumínio, porque a cozedura em banho-maria foi mais rápida, mas é tudo uma questão de gosto pessoal.) Pode até usar forminhas fofas para aquele ♡ ~ Extra Cutie Factor
  • manteiga sem sal
  • uma panela grande (GRANDE, mesmo - tem que levar todas as forminhas lá dentro e deve ter tampa. Eu uso minha wok.)
  • uma caçarola
  • um pano que você não se importe de ferver (Tá, para quem nunca fez banho-maria tudo isso deve soar um tanto ou quanto surreal. Já lá vamos.)

procedimento:


  1. Unte os moldes com a manteiga para facilitar a remoção do pudim mais logo, senão perde aquele ar saltitão e bonitinho que você quer.
  2. Para o caramelo, coloque o açúcar e a água fria na caçarola. Deixe em lume médio até a superfície começar a dourar. Virando a caçarola com cuidado, torne o xarope homogêneo até este ficar com um tom médio de caramelo (captain obvious award genteeee). Não deixe escurecer muito ou o caramelo vai ficar amargo.
  3. Retire a caçarola do lume e adicione rapidamente a água quente com uma concha. Não adicione tudo de uma vez, mas sim em duas ou três colheradas, virando a caçarola para homogeneizar. (Cuidado para não se queimar com os salpicos.) Verta o caramelo para os moldes.
  4. Para o pudim propriamente dito: parta os ovos para uma taça e bata levemente com a vara de arames, sem levantar do fundo da taça para evitar espuma.
  5. Numa caçarola, misture o leite e o açúcar. Leve ao lume e mexa até dissolver todo o açúcar. Aí, adicione o leite aos ovos batidos, mexendo com a vara de arames.
  6. Passe a mistura por um coador e raspe bem o fundo dele, para garantir que a textura do seu pudim fica suave que nem pele de ídolo coreano. Verta a mistura para os moldes.
  7. Cubra cada molde com folha de alumínio. Na sua panela grande, coloque o pano no fundo (daí o pano, pessoal, para evitar queimar a parte de baixo do pudim) e cubra com água quente, de modo que quando colocar os moldes esta cubra pelo menos a sua metade inferior. Depois coloque a tampa e deixe ao lume, com cuidado para a água não ferver, ou estraga a textura. Essa técnica se chama banho-maria, como provavelmente já sabem.
  8. Quando os pudins tiverem uma camada relativamente mais sólida no topo (sim, vale espreitar), retire do lume. No vídeo recomendam 18 a 20 minutos de cozedura. Me faz rir, não. Dependendo da espessura do molde, pode levar até 45 minutos. Se usar um de alumínio já se aproxima mais do tempo indicado. De qualquer modo, deixe arrefecer até à temperatura ambiente.
  9. Coloque no frigorífico como se fosse gelatina. Deixe ficar mais umas duas ou três horas, no mínimo, e verifique se está bem sólido antes de tentar desenformar.
  10. Para ajudar a desenformar, passe a ponta de uma faca junto à borda do molde e dê pancadinhas para soltar. Vire sobre um prato et voilá!
  11. Sinta-se como uma main character de um anime desses bem fofuchos enquanto aprecia o doce sabor de uma vitória culinária.
Se diz que não ficou com vontade de provar, seu nariz vai crescer.

dicas:

  • A quantidade de açúcar depende muito do gosto pessoal. Eu prefiro um pouco menos do que o que a receita pede. Experimente e ajuste as quantidades.
  • É provável que precise de um pouco mais água para o molho de caramelo.
  • Pode juntar umas gotas de essência de baunilha à mistura de ovos para dar aroma (recomendado!)
  • Enquanto moldes com forminhas elaboradas dão um aspeto lindinho ao seu pudim, eles também dificultam o processo de desenformar e aumentam a probabilidade de sua criação se desmoronar por completo. Tenha cautela nessa parte.
  • Por último, paciência! É bem provável que a cozedura demore, e é preciso deixar acabar de solidificar bem no frigorífico. Mas não se preocupe, a espera recompensa (comprovado pela família e por amigas esquisitinhas).
Por hoje é tudo! Se experimentar, comente contando como ficou s.f.f. (*・ω・)
Boa sorte na cozinha ・.*:゜★。

Nenhum comentário:

Postar um comentário