21 de jul. de 2014

mangá do mês: kono bijutsubu ni wa mondai ga aru!

Esta é a primeira edição do Mangá do Mês! Desta vez, a série em destaque se chama Kono Bijutsubu Ni Wa Mondai Ga Aru! (lit.: Há algo de errado com este clube de artes!). Apesar de não ser uma leitora compulsiva de mangá e de, até há bem pouco tempo, não suportar o gênero nonsense, Kono Bijutsubu me fez ver a luz. Então porquê? Venha comigo!

A premissa é simples: Usami, uma rapariga cheia de bom senso (aparentemente, é a única em toda a série kkkk), Uchimaki, um rapaz cuja única motivação é desenhar a rapariga 2-D perfeita, o presidente, que dorme o tempo todo... há algo de errado com esse clube de artes, realmente! E não ajuda nada o fato de Usami se ter apaixonado por Uchimaki, que afirma constantemente não ter interesse em raparigas 3-D... Ou será que tem?

A primeira coisa que me chama a atenção em um mangá e que muitas vezes determina se continuo ou não a ler é a qualidade do desenho. E a arte de Kono Bijutsubu se resume bem em uma palavra: MOE. O traço não é sobrecarregado com detalhes desnecessários, e o estilo é bem atual. Se houvesse uma adaptação para anime (o que seria honestamente fantástico), acho que daria uma boa série para a KyoAni. O estilo descontraído, fofo e nonsensical me lembra um pouco K-ON!, só que... mais estranho.
Eu bem disse que era nonsense.

Quanto às personagens, elas são cómicas, por vezes exageradas, mas bem distintas umas das outras e, apesar de tudo, não tem como não simpatizar com elas. Quem nunca se apaixonou por alguém que não nos liga nenhuma, como Usami? Ela é, na maioria dos casos, a âncora do senso comum nesse universo de personagens bizarras, permitindo o leitor se identificar com o ponto de vista dela. Ela é provavelmente a minha favorita (e tal como eu é aquariana ;w; ).
Uchimaki-kun falando o que todo otaku pensa.
Por outro lado, Uchimaki é uma ótima paródia da obsessão com waifus e husbandos 2D que será apreciada por qualquer otaquinho com senso de autocrítica, capaz de dar uma risada sobre seu próprio comportamento. O presidente sonolento também surpreende com seu inesperado sentido de humor e Colette-chan (uma aluna estrangeira e um pouco... deslocada da realidade) é a personagem mais nonsense de todas - risadas garantidas. Para quem aprecia, também há uma professora megane meio infantil e completamente perdida no meio de tudo isto.
Essaí é a professora. SÉRIO.

Como é comum no gênero, não existe um plot central, apenas uma sucessão de pequenos episódios. Pessoalmente, amo esse tipo de mangá por ser mais relaxado e uma boa leitura para os tempos livres. Não é habitual um mangá me fazer rir alto e bom som, mas Kono Bijutsubu o conseguiu repetidamente!

A série ainda não está finalizada (é publicada numa revista mensal), mas a história acaba de dar uma reviravolta repentina e mal posso esperar para ver qual será o desenlace! Não quero dar spoiler, então recomendo que leiam vocês mesmos e decidam o que acham. Se o fizerem, não se esqueçam de deixar um comentário com as suas opiniões, tá? E se já conhecerem também. Ah, e há algum mangá semelhante que recomendem? Preciso aumentar a minha lista de leituras(πーπ)

Até mais~

Nenhum comentário:

Postar um comentário